Lições I
- Lady Bird

- 16 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de out. de 2022
Faz um pouco mais de um ano que estou a viver sozinha, completamente sozinha, como nunca estive. Tenho aprendido grandes lições tanto a experimenta-las, bem como a observar o comportamento das pessoas.
1
A vida é um ciclo e tudo tem começo, meio e fim. Nada dura para sempre e cada momento é único e mesmo que volte a se repetir, nunca será como foi antes. Pode ser melhor, pode ser pior, mas sempre diferente. É por isso que cada momento é precioso. Cada encontro é valioso. Devemos nos manter focados no momento presente como o próprio nome diz: como se fosse um presente do universo, porque é. Posto isto, não devemos deixar que situações desagradáveis se prolonguem por muito tempo, não podemos permitir que pessoas maçantes, abusivas, sanguessugas permaneçam na nossa vida.
2
Não é errado chorar. Chorar ajuda a aliviar as dores e acalma o coração. Torna-se preocupante chorar muitas vezes pelo mesmo motivo. Este tipo de choro, insistente começa a corroer o nosso corpo e ajuda a instalar uma grande tristeza que, mais tarde, pode vir a se desenvolver e virar uma doença grave: depressão. Por isso, se tem motivo para chorar sobre alguma coisa, chora uma noite inteira, mas quando amanhecer o dia, jura a ti próprio que não voltarás a chorar sobre aquele assunto.
3
Sofrer por algo que está fora do nosso controle é outra lição preciosa, e até está ligada com a lição de cima. Se não podemos fazer nada para melhorar uma situação, se depende de terceiros, não adianta ficarmos a remoer. Cabe-nos a aceitar e seguir. Um antigo colega de trabalho meu, me dizia: se for um problema, tem solução. Se não tiver solução, então é um facto e quanto a isso, não há nada a fazer.
4
Se ninguém te convidou, é porque não te querem lá. Não te humilha, dá as costas e segue. Não permanece em lugares onde não és bem-vindo. Vais absorver más energias. Procura ficar com pessoas que realmente gostam da tua companhia, que tenham sempre algo de bom para dizer. Que não dificultem o encontro, pois apenas um cafezinho com um bom amigo vale mais do que uma festa recheada com pessoas que não te querem bem de verdade.
5
Se uma pessoa não te procura para saber como estás, é porque não sente a tua falta. Não corre atrás. Não dás o teu precioso tempo para quem não tem consideração nenhuma por ti, por quem era só amigo de copo, para quem só queria ter o ego inflado com a tua companhia e atenção, para quem só tinha interesse de tirar proveito da tua situação.
Estes são o top 5 das minhas primeiras lições de vida, há muitas outras, mas ainda estão em processamento no meu entendimento. Em breve, trarei mais, no entanto, estas aqui apresentadas já dão bastante pano para manga e devem servir de reflexão por um longo tempo.



Comentários