Leitura
- Lady Bird

- 14 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
A leitura é um dos maiores prazeres que podemos desfrutar. Eu sempre me senti encantada com os livros, não só com o conteúdo, mas também com o objeto em si: o cheiro, a textura, o formato das letras, etc.
Ler é uma forma de escapar da realidade e mergulhar em um mundo de fantasia, aventura, romance e assim, viver inúmeras vidas e experimentar uma infinidade de emoções que a vida cotidiana muitas vezes não nos oferece. Além disso, a leitura estimula a imaginação e a criatividade, nos permitindo visualizar cenas e personagens em nossa mente. A leitura também pode ser uma forma de relaxar e reduzir o estresse, proporcionando um momento de tranquilidade e paz em meio ao caos do mundo.

Além de oferecer prazer e entretenimento, a leitura também alimenta sonhos e desperta a curiosidade. Através dos livros, é possível explorar diferentes culturas, épocas e lugares, expandindo assim o horizonte e a compreensão
do mundo, sendo também, uma forma de aprendizado contínuo, nos permitindo adquirir conhecimentos e habilidades de uma maneira divertida e envolvente. A busca pelo conhecimento é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas se dedicam à leitura, buscando aprender mais sobre o mundo que as rodeia e a si mesmas. Eu particularmente acho interessante conhecer o dia-a-dia e a cultura de alguns lugares diferentes. O último livro que li foi Violeta, de Isabel Allende, pude me transportar para o Chile da época da Guerra Espanhola e Ditadura Militar Chinela (entre 1930 e 1980). Era como se eu estivesse lá, a viver naquela época, a sentir o que os personagens estavam a sentir.
Se me perguntarem quais livros que li que me marcaram muito, sem pensar demasiadamente posso listar três livros:
O Primo Basílio - Eça de Queiroz;
Olhai os Lírios dos Campos - Érico Veríssimo;
Otelo, o Mouro de Veneza - Shakespeare
Cada um me trouxe valiosas lições desde a importância da fidelidade e honestidade nas relações interpessoais, foi o caso do livro O Primo Basílio, que mostra que as aparências e convenções sociais muitas vezes escondem a realidade da vida das pessoas, bem como mostra que a busca pelo status social pode levar a comportamentos imorais. Em Olhai os Lírios dos Campos, aprendi que a felicidade e a realização pessoal não estão necessariamente relacionados ao sucesso material ou social, mas à valorização das coisas simples e essenciais da vida, como empatia, compaixão e conexão com os outros. Otelo, aborda temas sempre actuais, como ciúmes, preconceito e inveja.
Em suma, a leitura é uma das atividades mais valiosas e enriquecedoras que uma pessoa pode se dedicar, proporcionando inúmeros benefícios e satisfações em cada página virada. E é por isso, que uma das minhas metas principais para este ano é largar as redes sociais, cada vez mais, e me dedicar à leitura, tenho uma fila enorme de livros para devorar, até posso fazer umas pequenas resenhas aqui no site sobre aqueles que eu achar mais relevantes ou tocantes.



Comentários