top of page

A nossa essência

Um dia eu li uma frase, cujo autor eu não sei quem é, que dizia:

Nunca perca a sua essência, a vida é sobre o que você é e nunca sobre o que acham de você

Algumas pessoas, por vezes, submetem-se aos caprichos de outras por medo de que estas saiam das suas vidas, e por vezes perdem a sua essência por querer caber no mundo do outro.


Perder a nossa essência por influência dos outros, faz-nos sentirmos confusos perante a vida. Não há nada mais terrível do que nos perdermos de nós mesmos. Andarmos às voltas dos moldes alheios é um ato de desrespeito por nós.


Todos nós temos os nossos defeitos e atributos, e o movimento da vida vai ajudando a nos ligarmos uns aos outros sem que seja necessário haver interferência ativa do outro no nosso processo de mudança. Quem nos aceita fica e quem não consegue nos aceitar pode ir embora, e não há mal nenhum neste movimento. Faz parte da vida. Assim também, como podemos sair da vida de pessoas que achamos que não cabem no nosso mundo.

ree

A mudança é algo inato no ser humano. Estamos cá para evoluir. Mas a mudança tem que acontecer de dentro para fora, no momento que nós tomamos consciência daquilo que incomoda a nós próprios, no momento em que determinado ensinamento passa a fazer sentido para nós. Mas cada um de nós tem o seu próprio tempo para que essa mudança aconteça. Ela não pode ser um processo apressado, forçado, apenas para agradar à terceiros.


Com isto, não quero passar a imagem de que temos que ser inflexíveis, no entanto ceder de vez em quando não quer dizer mudar quem somos. Numa relação saudável, de amor e amizade, há espaço para cedências de ambas as partes, mas nunca a exigência da mudança do comportamento do outro.


Quando percebemos que determinado ato machuca quem amamos é saudável fazer uma reflexão introspectiva da situação, do nosso comportamento e chegarmos à conclusão de que devemos mudar ou não. Mas esta reflexão tem que ser sincera e sentida. O autoconhecimento pode nos ajudar a mudar alguns aspectos da nossa personalidade, mas a nossa essência permanece pura e é ela que nos faz ser seres únicos no universo.


Pratica a meditação para estar mais ligado à tua essência, ao teu centro mais puro e desta forma te ligarás ao nosso criador e lá buscarás o conforto para continuar trilhando este caminho que te auxiliará no aprendizado ao qual te propuseste nesta vida.

1 comentário


Rui Pereira
Rui Pereira
15 de jan. de 2023

A procura do eu, de nós próprios, do que somos e quem somos!

Curtir

Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

©2021 por Lady Bird. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page